Interseccionalidade

 O termo “Interseccionalidade” foi sistematizado pela primeira vez em 1989 pela feminista e professora, Kimberlé Crenshaw, palavra pouco conhecida por muitos mas traz consigo um grande significado para a sociedade. O termo interseccionalidade tem por objetivo revelar a interdependencia das relações entre sexo, raça e classe. 

Vivemos em um mundo que desde o período colonial sempre houve um alto índice de descriminação e desigualdade, principalmente quando falamos em mulher, diretamente mulheres negras, que lutam pela igualdade de gênero e contra o racismo. o termo interseccionalidade veio para que pudéssemos entender que a realidade de uma mulher negra é diferente de uma mulher branca e que a realidade  de uma mulher negra , LGBT e pobre é mais diferente ainda realidade de uma mulher branca, por exemplo. 

A interseccionalidade enfoca a forma como ações e políticas específicas geram opressões que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos dinâmicos ou ativos do desempoderamento (CRENSHAW, 2002, p,177). Trata-se de ferramenta de análise que possibilita o entendimento sobre as conexões entre gênero e raça como fatores de subordinação.

Com isso, o compartilhamento do termo interseccionalidade faz com que um maior número de pessoas conheça sua importância para o desenvolvimento de políticas antirracistas e de igualdade de gênero, para que assim as mulheres, em especial mulheres negras, tenham um maior reconhecimento na sociedade. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Era dos extremos" - Eric Hobsbawm - "Breve século XX"

Cibercultura - André Lemos